segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A India como mina de ouro???


Internalização offshore x Terceirização offshore

Encontramos uma matéria sobre os beneficios do Insourcing offshore versus Outsourcing offshore no Journal of New England Technology, uma entidade norte americana que estuda e divulga em seu website assuntos e pesquisas sobre o conteúdo do nosso blog. Dei uma resumida e adaptada para que todos pudessem entendê-lo da forma mais simples e resumida possível...
...Nos últimos anos temos visto um aumento significativo em operações offshore em países de baixo custo como a Índia. Um claro indicador desta tendência é que a Índia exportou 9,5 bilhões dólares no valor de serviços de TI (principalmente para os Estados Unidos), em 2002-03, um crescimento de 25 por cento durante 2001-02. Vários fatores têm contribuído para o crescimento das operações de offshore. Alguns incluem iniciativas de redução de custos por empresas americanas, a capacidade de países como a Índia para produzir grandes quantidades de recursos humanos qualificados e a capacidade de offshore outsourcing empresas para demonstrar os processos de alta qualidade.

Além disso, o crescimento das redes internacionais de dados deu início a uma nova onda de serviços baseados em "offshore", com foco em um amplo leque de serviços corporativos. As empresas estão agora com países de menor custo para o suporte técnico, serviço ao cliente, processamento de pedidos e da atividade de entrada de dados. O custo da terceirização offshore podem ser de 30 a 40 por cento mais do que necessária.

Uma alternativa para a terceirização offshore que está ganhando popularidade é offshore insourcing ou "do-it-yourself". Um número crescente de empresas E.U. está criando sua própria subsidiária ou entidade "offshore" para obter os benefícios do modelo offshore. Neste modelo, a empresa cria seu próprio centro de distribuição global (GDC) e equipes com seus próprios trabalhadores offshore.

Insourcing tem várias vantagens sobre a abordagem de terceirização, tais como:

• 30-40 por cento adicionais de poupança de custos sobre os preços tradicionais offshore

• Maior controle sobre os recursos, porque são funcionários diretos

• Melhor controle sobre a propriedade intelectual

• Maior aceitação de insourcing vs offshore outsourcing offshore da empresa.

Offshore insourcing pode trabalhar bem para empresas que procuram utilizar os recursos offshore por longos períodos de tempo, trabalhando em atividades estratégicas como a engenharia de produtos e serviços voltados para o cliente.

Várias empresas, incluindo a General Electric, American Express, a Dell Computers, Texas Instruments, a Deloitte and Touche, EDS, IBM, Intel e Oracle têm criado suas próprias operações GDC na Índia.

Contudo, as empresas tentam criar as suas próprias operações offshore geralmente enfrentam desafios, incluindo:

• Falta de conhecimento sobre quais as funções de negócio são os melhores para enviar offshore e como migrá-los

• Falta de conhecimentos e experiências que institui o direito de instalações offshore, infra-estrutura e equipe

• Falta de experiência com contabilidade offshore, legais, regulamentares, dia-a-dia operacional e de recursos humanos

• As diferenças culturais e comunicação entre os funcionários e empregados E.U. offshore e vendedores

• Investimentos de capital nas instalações / infra-estrutura

• Entender a dinâmica geopolítica, suas consequências e as soluções pró-ativo.

Estas e outras questões que podem comprometer os planos da empresa para a criação de um GDC sucesso dentro de prazos e custos razoáveis.

1. Avaliar as funções que as empresas são apropriadas para terceirização offshore insourcing vs.

2. Selecione um projeto-piloto ou processo de mover-se ou completar offshore. Encontrar parceiros que possam oferecer suas próprias instalações para testar o programa em uma forma incubada sem fazer grandes investimentos iniciais.

3. Manter a propriedade das operações, os funcionários e entrega. Terceirizar serviços de apoio, como contabilidade, recursos humanos, TI, arquivamentos reguladores e gestão de fornecedores para um fornecedor offshore.

4. Criar e executar programas de mudança de gestão para E.U. empregados e offshore, incluindo a formação cultural e inter-visitas país.

Apesar do offshore outsourcing ser um modelo bem-aceito, o offshore insourcing está se tornando uma alternativa viável e atraente. No entanto, as empresas podem estar expostos a riscos que podem não estar preparados para gerir. O planejamento cuidadoso e parceria pode percorrer um longo caminho para reduzir os desafios e maximizar o retorno das operações de offshore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e contribua com o assunto!